top of page

Graças a Deus

  • samba das chatureiras
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Composição de Dona Dalva Damiana

Graças a Deus

Que as coisas melhorou

As festas de cachoeira

Todas elas levantou

Foi chegando o patrimônio

Consertando do bangalô

Me traga de volta o trem

Me traga de volta o vapor

Graças a Deus

Que as coisas melhorou

As festas de cachoeira

Todas elas levantou

Nossa cachoeira é bela

É joia, é diamante

Só falta voltar agora

A festa dos navegantes

Graças a Deus

Que as coisas melhorou

As festas de cachoeira

Todas elas levantou



Nesse samba que é de autoria de Dona Dalva podemos perceber o enaltecimento das festas de Cachoeira e uma Cachoeira da sua infância, afinal suas músicas são escritas com base em suas vivências.


“As festa de Cachoeira todas elas levantou” ao escrever e cantar nesta parte do samba ela faz uma referência às festas que nem sempre foram bem aceitas e que com muita luta e persistência se faz presente até os dias de hoje. Ao falar sobre a festa dos Navegantes Dona Dalva se refere a uma festa que antigamente existia em Cachoeira, que consistia na chegada de Nossa Senhora dos Navegantes e que mantinha um movimento no Rio Paraguaçu, para abençoar todas as embarcações que pelo Rio passavam… “me traga de volta o trem, me traga de volta o vapor” essa é mais uma menção de uma Cachoeira que não se “existe mais” a Cachoeira da infância de Dona Dalva e que com o avanço dos meios de locomoção o trem que era um dos principais meios de transporte dessas das cargas na rota comercial do recôncavo e adjacências.


Na melodia e ritmo desse samba você pode perceber um solinho do cavaquinho inicialmente, logo após temos a batida da tabuinha e pandeiro. Vale ressaltar que somente as sambaristas tocam a tabuinha, e os outros instrumentos são tocados pelos homens, forma se uma roda e o coro de resposta a primeira voz que é de Dona Dalva são das Sambaristas.






Comentários


bottom of page